segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ilíada

Ilíada

Título: Ilíada
Autor: Homero
Páginas: 178


Provavelmente você já ouviu falar em "calcanhar de Aquiles" ou o "cavalo de Troia" ou mesmo "presente de grego". Todas essas expressões veio do famosíssimo clássico Ilíada, escrita por Homero. Este livro conta sobre a guerra de Troia (Ilíada) na qual gregos e troianos se enfrentam devido ao rapto da grega Helena pelo troiano Páris. A mitologia está presente na obra, os deuses apoiando o lado que mais lhe agrada, apesar de que alguns estão com o nome romanizado. Mas sem dúvida, a leitura dessa obra nos enriquece culturalmente, trazendo conhecimento sobre os gregos antigos. 



Principais deuses gregos
Os três grandes deuses e a deusa Hera

Uma deusa teve de se casar com um mortal. Durante a festa, a deusa que deixou de ser convidada (pois planta a discórdia) aparece deixando um pomo para a deusa mais bela. Logo começa a confusão. Então escolhe um mortal para decidir quem deve ficar com o pomo. Páris escolhe a deusa Vênus (beleza) e ela para lhe retribuir, diz que ele se casará com a moça mais bela. Porém a mais bela é Helena. Ela tinha muitos pretendentes e seu pai não conseguia escolher. Um homem lhe dá a sugestão de ela mesma escolher e devido essa sugestão, esse homem recebeu a mão da sobrinha do Rei, Penélope, assim se casando. Helena escolhe Menelau. Quando Páris chega a Esparta, Helena estava casada havia 3 anos. Durante a estada de Páris no castelo de Menelau, Helena apaixona-se por ele. Ela foge com Páris para Troia. Menelau reúne os antigos pretendentes de Helena e seu irmão Agamemnon para resgatá-la e castigar Páris. Aquiles e seu amigo Pátroclo vão na empreitada. A guerra dura 9 anos. 
Durante o nono ano da guerra, Aquiles pega Briseida para ser sua escrava, enquanto Agamemnon pega Criseida. Porém o pai desta, Crises, é sacerdote do deus Apolo (luz e Sol). Crises convoca uma reunião e pede para entregarem-lhe sua filha, os outros reis concordam, mas Agamemnon não aceita. Então Crises pede ajuda ao Apolo e o deus atende, matando e jogando pragas. Aquiles convoca uma reunião para saber qual deus está zangado e um homem lhe explica. Envergonhado, Agamemnon decide entregar Criseida, mas quer em troca Briseida de Aquiles. Aquiles que não tem obrigação com o rei deles, se defende e começam uma discussão, tendo que a deusa Juno (casamento) pedisse a Aquiles para se acalmar. Briseida é levada aos prantos. Aquiles pede a sua mãe, Tétis, para pedir vingança do deus Júpiter (do céu). Quando este chega, a nereida Tétis vai implorar a ele, o deus a atende, mas Juno, sua mulher, tem ciúmes dele com Tétis. Então manda um sonho falso, em que Nestor, o rei mais velho e sábio, diz para atacar Troia rapidamente.


Principais deuses gregos
Principais deuses em sua forma grega

Assim que acordou, Agamemnon conta à assembleia o sonho que teve e todos concordam. A deusa Íris (arco-íris) vai avisar os troianos do ataque dos gregos. Os dois exércitos se postam frente a frente. Páris convoca o mais valoroso guerreiro e quem surge é Menelau. Páris teve medo e recuou. Todos os troianos tinham raiva dele, pois foi ele quem armou toda essa guerra. Então Páris decide combater ele e Menelau, enquanto os exércitos somente assistissem, sendo que o vencedor ficaria com Helena e as riquezas. Príamo, rei de Troia, é convocado para afirmar o acordo. Helena assiste toda a luta e se arrepende. Páris iria morrer, mas Vênus o retirou da batalha. Menelau o procurou, mas não se importou, pois havia vencido o combate. Porém Júpiter para ajudar Tétis, enviou sua filha, a deusa Minerva (sabedoria), para instigar os troianos. Quando o troiano iria matar Menelau com uma flecha, ela conseguiu desviar, pois estava com raiva de Páris por não a escolher e queria que fosse castigado. Agamemnon chamou à batalha primeiro os cretenses, depois os dois Ájax e foi indo até chegar nos dois últimos que não escutaram por estarem longe. Agamemnon censurou Ulisses (mas pediu desculpas) e Diomedes, porém este por ser jovem não replicou e acalmou seu amigo. A luta começou, Ulisses viu seu amigo ser morto e ficou ainda mais com raiva. Minerva instigou Diomedes e este tomou coragem desferindo vários golpes. O troiano Pandaro, que tentou acertar Menelau, atingiu Diomedes com uma flecha. Minerva disse a Diomedes para que machucasse Vênus. Pandaro e o filho de Vênus, Eneias, vieram com o carro, mas Diomedes matou Pandaro e teria matado Eneias se não fosse sua mãe para retirá-lo. Mesmo assim ela foi ferida e quem socorreu foi Apolo, colocando uma imagem de Eneias para enganar os gregos. 


Principais deuses gregos
Principais deuses em sua forma grega

O deus Marte (guerra) desceu do Olimpo e instigou os troianos e trouxe Eneias para animá-los. Assim os troianos atacaram e como Minerva avisou Diomedes para não atacar deuses, ele recuou com seu exército. Juno e Minerva, que viram as mortes dos gregos, desceram. Juno adquiriu uma voz grossa de um guerreiro e instigou os gregos. Minerva foi até Diomedes, salvou-o do ataque de Marte e acertou o deus. Este subiu e se queixou com Júpiter, mas este não se importou com esse deus de intrigas. Marte se recuperou, Juno e Minerva retornaram ao Olimpo. 
A guerra continuou, mortes para ambos os lados, mas os gregos estavam favorecidos. Um adivinho falou para Eneias e Heitor, para que a mãe do último oferecesse à Minerva o mais belo véu e 12 carneiros, para se apiedar das mulheres e filhos. Diomedes e Hipoclomo devido a relação de seus pais, decidem ser amigos e trocar as armas. Heitor pede a sua mãe Hécuba para fazer o oferecimento e ela o faz. Ele chama Páris para combater novamente e este vai, Helena já o havia convencido. Heitor vai para a casa para talvez ver pela última vez, a mulher e o filho. Despedem-se e ele volta buscar Páris. 
Heitor e Páris retornam com muita avidez, parecia até que os troianos estavam com sorte. 


A Revista Mundo Estranho fez uma edição sobre deuses gregos

Minerva vendo os estragos desce rapidamente do Olimpo e Apolo também vai. Os dois concordam que os humanos merecem uma trégua. Heitor quer combater com um valoroso guerreiro grego, o troiano anuncia o desafio, mas no primeiro momento ninguém responde. Menelau se apresentou por primeiro, mas foi contido por Agamemnon. Depois das palavras de Nestor, nove guerreiros se apresentaram e foi escolhido Ájax, filho de Télamon. Os dois combateram, sendo Ájax levando a melhor, até que dois arautos anunciaram que deviam cessar o combate para respeitar a noite. Ficou decido uma trégua para os devidos cuidados. Enquanto os gregos planejavam se defender com muralhas, os troianos pensavam em devolver Helena, mas Diomedes não aceitou pois já estavam quase ganhando. Júpiter reuniu todos os deuses e lhes disse para não se intrometerem na guerra, pois ele iria ajudar os troianos. 
Heitor em seu carro derrubava vários guerreiros, recuando-os para a muralha de seus navios. Júpiter começou a lançar raios no céu, Diomedes foi ajudar o velho Nestor a pedir ajuda ao Ulisses, mas este não os ouviu, estava indo para seu navio. Os gregos estavam com medo de não conseguirem fugir com vida e o deus ficou com pena, transmitindo a mensagem de uma águia trazendo um cervo, era o sacrifício deles. Então tomaram coragem e enfrentaram os troianos. O irmão de Ájax era um ótimo lanceiro, mas não conseguia acertar Heitor. Juno e Minerva tentaram entrar na guerra, mas foram avisadas do recado de Júpiter por Iris e elas regressaram. Heitor consegue ferir o lanceiro e as tropas troianas recuam novamente. Chega a noite e cessa o combate. Ao amanhecer, a luta recomeça. Os mais valorosos guerreiros estavam desesperados. 


ME explica mitologia grega
A ME explica a função e a origem de cada deus

Agamemnon reuniu a assembleia e sugeriu que partissem para a Grécia. Diomedes se recusou e Nestor propôs que os chefes se reunissem na tenda do rei para dar conselhos. Assim que terminou o banquete Nestor aconselhou Agamemnon a pedir desculpas a Aquiles e lhe entregar presentes. O rei concorda e enumera os agrados que fará a Aquiles quando Troia for conquistada se o guerreiro aceitar as desculpas. Nestor escolhe Fênix, Ájax e Ulisses para dar a mensagem a Aquiles. Porém Aquiles não aceita os presentes e informa os mensageiros que irá retornar para Ftia. Aquiles pediu ao velho Fênix para que se pousasse e partisse com ele. Fênix ainda tentou convencê-lo, mas não conseguiu. 
Assim que receberam a notícia, ficaram silenciosos. Diomedes foi o primeiro a se recuperar e propôs que deixassem Aquiles e descansassem. Agamemnon não conseguia dormir com a preocupação e decidiu falar com Nestor. No caminho encontrou seu irmão Menelau e pediu a ele que acordasse os outros. Assim reunidos, decidiram mandar espiões às tropas inimigas e os escolhidos foram Diomedes e Ulisses. Heitor havia escolhido Dolão para que espiasse os gregos. Os dois gregos avistaram o troiano, fizeram-no prisioneiro e obtiveram todas as informações e depois o mataram. Atacaram os aliados dos troianos desprotegidos e roubaram seus cavalos, tudo com a ajuda de Minerva. Apolo percebeu e acordou o irmão do rei assassinado, assim acordando todos os troianos. 


Nomes gregos e romanos dos deuses
Nomes gregos e romanos dos deuses

A luta recomeçara. Os gregos levavam a melhor. Júpiter observando do monte Ida, disse à mensageira que os troianos irão se recuperar depois que Agamemnon estiver ferido. Assim que o rei grego foi ferido, Heitor liderou o combate. Páris atingiu Diomedes no pé e teve que deixar Ulisses lutando sozinho. Páris também acertou um médico grego. Ulisses se defendeu, mas ficou ferido e vários troianos vieram lhe atacar, gritou pedindo ajuda e logo gregos apareceram para ajudá-lo. Ájax estava dispersando os troianos. Heitor aparece e Ájax foge. Aquiles pede para seu amigo Pátroclo ver se o médico estava ferido. Pátroclo vai até Nestor e este conta o ocorrido e pede para persuadir Aquiles para liberar ao menos os seus guerreiros se não quiser lutar. Pátroclo no caminho de volta ajuda um guerreiro. 
Os troianos  avançaram até a muralha, mas não podiam avançar de carro, indo então a pé. Viram uma águia trazendo uma serpente, mas esta picou a ave, que soltou o réptil, caindo no campo. Heitor não ligou para o augúrio e continuou a avançar, auxiliado pelo deus das nuvens, que encheu de poeria o navio dos gregos, dificultando-os. Sarpedão e Glauco foram primeiro, mas foram atingidos. Heitor conseguiu derrubar o portão com uma pedra. 


A mortal mais bela
A linda Helena

O deus Netuno (mar), desceu escondido e ajudou os gregos, dando mais força aos dois Ájax. Júpiter assim que percebeu, ajudou os troianos. Juno queria ajudar os seus preferidos, então se arrumou e pediu ao Sono para que o adormecesse e solicitou à Vênus o filtro do amor. O deus replicou, mas aceitou. Juno aproximou de seu marido que estava embevecido com sua beleza e ele adormeceu com o manto do Sono. Assim ela correu para Netuno, pedindo que auxiliasse os gregos, conseguindo tirar Heitor da batalha. Júpiter acordou e foi tirar satisfação com sua esposa, mas a perdoou. Pediu para que a esposa falasse à Iris e a Apolo irem à guerra. Deu o recado aos deuses e estes logo desceram. Apolo foi reanimar Heitor e foram ao combate. No começo a luta estava equilibrada, mas o deus derrubou o muro tampando o fosso.
Os troianos conseguiram atear fogo em um dos navios. Pátroclo chorou a Aquiles para deixá-lo lutar. O amigo consentiu e Pátroclo partiu com os guerreiros para a guerra. Com essa ajuda, os gregos conseguiram dispersar os troianos, obrigando-os a fugirem. Sarpedão, aliado dos troianos, morreu. Pátroclo não obedeceu à ordem de Aquiles, para retornar quando afugentassem os troianos. Queria invadir Troia. Apolo se irritou e tirou as armas dele e assim morreu ferido por três, sendo o último Heitor. Ájax tentou defender o corpo de Pátroclo, mas estava só. Foi procurar ajuda, enquanto isso o primeiro guerreiro retirava a armadura de Aquiles. Mas quando retornou conseguiu que Heitor fugisse. Heitor então pega, coloca armadura e vai atrás do corpo. Pediram para informar Aquiles sobre a morte de seu amigo e vim ajudar a tirar de campo. Assim que Aquiles soube, chorou desesperadamente. 


"O calcanhar de Aquiles"
O único ponto vulnerável do invencível Aquiles era o calcanhar

Tétis, sua mãe, escutou o choro e veio saber o que estava acontecendo. Ela o alertou que quando for o fim de Heitor será seu fim também, mas não pôde convencê-lo do contrário e pediu para que aguardasse, pois lhe traria armas novas feitas por Vulcano (ferreiro). Iris pediu para Aquiles somente aparecer para dispersar os troianos e assim fez. Fizeram uma cerimônia para Pátroclo. Juno encurtou o dia para que terminasse o sofrimento dos gregos. Enquanto isso os troianos estavam em assembleia. Polidamas sugeriu voltar e proteger Troia, mas Heitor não quis. Tétis foi até Vulcano e sua esposa Cáris a atendeu e chamou seu marido. Como Tétis o salvou de sua mãe Juno, o deus ferreiro prontamente atendeu seu pedido. Fez um escudo com várias imagens e logo entregou à deusa. Esta logo partiu do Olimpo.
Tétis entregou as armas ao seu filho e pediu para que se reconciliasse com Agamemnon. Aquiles reuniu todos os guerreiros para incitá-los à guerra e refazer a amizade com o rei. Foi difícil convencê-lo a deixar os combatentes banquetearem, foi Ulisses quem o acalmou. Recebeu os presentes de Agamemnon, mas nem deu importância e não quis comer. Briseida voltou a ser de Aquiles e lamentou a perda de seu amigo Pátroclo. Júpiter com pena de Aquiles, manda Minerva revigorá-lo e assim ela faz. Júpiter diz para cada um dos imortais para que lutem ao lado de quem preferir. Foram cinco deuses de cada lado. 

Aquiles arrastando Heitor
Aquiles arrasta Heitor

Enéias e Aquiles começaram a combater, mas quando viram que iam se matar, Netuno interrompeu. Aquiles matava os grandes guerreiros troianos, inclusive o irmão mais novo de Heitor. Os dois se encontraram e estavam prestes a se matar quando os deuses intervieram. Aquiles estava matando muita gente no rio divino dos troianos. O rio Xanto (ou Escamandro) se irritou e encorajou um guerreiro filho de um rio divino. Porém Aquiles o matou. O rio se zangou e avisou, mas Aquiles continuou na água. O rio jogou todos os corpos para a margem e tornou forte a correnteza. Aquiles tentou escapar, mas o rio o perseguiu até que pediu ajuda e, Minerva e Netuno vieram. Com os dois ventos atearam fogo e rio parou.
Os deuses começaram a brigar. Agenor combateu com Aquiles para ele não entrar em Troia. Apolo tomou seu lugar. Todos os troianos haviam entrado menos Heitor que queria combater com Aquiles. O troiano pensou muito e decidiu lutar, mas quando viu o inimigo começou a correr. Até que Minerva fez Aquiles descansar e incitar Heitor, se passando por seu irmão. Heitor tenta fazer um acordo, mas Aquiles não concorda e o mata, arrasta-o por todo o campo em seu carro. Todos souberam e lamentaram a morte do guerreiro que era a salvação.


Spoiler


Cavalo de Tróia
Cavalo de Tróia (presente de grego)

Aquiles sonhou com seu amigo, este lhe disse que era para fazer um túmulo junto ao dele, pois morreria logo e deveriam ficar juntos. Foi feito o cortejo e queimados os doze troianos. Fez-se os certames. Aquiles arrastava o corpo de Heitor, mas Júpiter se apiedou e o deixou intacto. Doze dias foram assim até que o deus se irritou e pediu à Iris para buscar Tétis. Quando esta chegou, falou para dizer a Aquiles que era para devolver o corpo assim que pedissem resgate. Iris avisou Príamo. Este logo foi protegido por Mercúrio. Aquiles se apiedou, entregou o corpo e os dois fizeram a refeição e dormiram. Mercúrio o acordou e Príamo regressou. Tinham doze dias para fazer as homenagens. A guerra recomeçou. Aquiles teve seu fim com Páris e este morreu logo depois. Nos jogos, Agamemnon havia ganhado e entregou os prêmios a Ulisses. Ájax enlouqueceu e se matou. Lutaram muito. 

Epílogo (na adaptação que li, conta sobre o cavalo. Mas na verdade é brevemente citado na Odisseia e detalhadamente narrado em Eneida.)

O filho de Aquiles, apesar de jovem, foi para a guerra, pois sem ele não venceriam. Até que alguém, talvez Ulisses, teve a ideia de fazer um cavalo de pau, oco com 50 guerreiros. Agamemnon fingiu que foi embora. Os troianos ficaram felizes pelo fim da guerra e Príamo achou que fosse presente para os deuses, porém foi advertido. Levaram o cavalo para a cidade. À noite, os guerreiros gregos saíram e abriram os portões, Agamemnon e o resto entraram. Arrasaram Troia. Príamo foi morto, o filho de Heitor foi arremessado, a mulher de Príamo virou escrava do filho de Aquiles. Helena voltou com o marido. Vênus se irou e Ájax se afogou, Diomedes perdeu seu reino, Tencro foi exilado, Idomeneu sofreu acidente e seu reino foi usurpado, Ulisses regressou a sua ilha após dez anos de aventuras. Só Nestor conseguiu retornar, mas sofreu sem seu filho. Assim terminou a guerra. 


Veja as aventuras de Ulisses em Odisseia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...