segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A Última Batalha

A Última Batalha

Título: A Última Batalha
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Ano: 1997 / Páginas: 199

Jill e Eustáquio retornam à Nárnia para ajudar o rei Tirian. Há muita confusão por lá, os animais estão amedrontados com um falso Aslam enquanto os anões insistem em acreditar que o Leão não existe. Os calormanos invadiram Nárnia e estão fazendo guerra e o próprio rei Tirian foi amarrado a uma árvore.

Jill e Eustáquio já estiveram em Nárnia em A Cadeira de Prata


Confusão em Nárnia
Confuso e Manhoso

O macaco Manhoso se aproveitava da ingenuidade do jumento Confuso. Um dia enquanto passeavam, Manhoso encontra uma pele de leão e coloca no jumento. Manhoso engana as criaturas com Confuso e o rei Tirian acaba sendo amarrado em uma árvore. 
Jill e Eustáquio aparecem em Nárnia, muito surpresos. Libertam também o unicórnio Precioso e Confuso. O rei pede ajuda ao fauno Passofirme, mas ficam sabendo pela águia que o exército dos calormanos já invadiram Cair Paravel e mataram Passofirme. Os anões se revoltam e os planos do rei falham, pois o macaco conta que havia um falso Aslam andando pela floresta. 


Destruição em Nárnia
Deus calormano Tash

O rei, as crianças, o unicórnio, o jumento e a águia combatem os calormanos. Há algo terrível no estábulo onde estava o falso Aslam. O gato, o macaco e um calormano entram no estábulo. Os narnianos não resistem, pois são poucos e logo são lançados na cabana. 
O verdadeiro Tash, deus dos calormanos, estava na cabana e deixou mudo o gato Ruivo e sumiu com Manhoso. Os anões que não acreditavam, não viam o lugar maravilhoso em que estavam quando Aslam aparece e abre a porta do estábulo. Os animais bons vão para a sua direita junto das estrelas e os ruins nem atravessam a porta, ficando a sua esquerda em sombras. 


Spoiler

A verdadeira Nárnia
Aslam na verdadeira Nárnia

Nárnia é destruída pelos gigantes e pelo mar. Os animais e as pessoas seguem Aslam sempre para cima e avante. Descobrem então que estão na verdadeira Nárnia e reencontra todos. Exceto Susana, pois não pertence mais à Nárnia. Os irmãos Pevensie morreram no acidente de trem, inclusive os pais das crianças, Digory e Polly. Na verdadeira Nárnia eles viveram felizes para sempre.



E assim termina essa fantástica saga. Eu particularmente achei-a muito fofa. Apesar de a história ter algumas críticas adoraria ter lido ela quando era criança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...