segunda-feira, 13 de julho de 2015

A Menina que Roubava Livros

A Menina que Roubava Livros

Título: A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca
Ano: 2007 / Páginas: 480

Este foi o primeiro livro que li sobre o nazismo, o qual narra a história de Liesel. O título chamava muito a minha atenção e foi recomendado por minha professora de filosofia. O diferencial é o ponto de vista ser da morte, algo bem singular. O interessante também é que contém algumas notas da morte. Este livro teve adaptação cinematográfica em 2013. 

Ilustrações do livro
O livro contém ilustrações

Por ter pais comunistas na Alemanha nazista, Liesel e seu irmão tiveram que ir para outra família. Entretanto, o irmão de Liesel morre no trem e ela que estava ao seu lado, vê Werner de olhos fixos no chão, o que faz ter pesadelos todas as noites durante anos. Enquanto sua mãe conversava com o coveiro, Liesel rouba seu primeiro livro " O Manual do Coveiro". Ela é recebida pelos Hubermann. Rosa Hubermann não é uma mulher muito sutil, ela grita, briga e fala mal, mas tem um grande coração. Hans Hubermann é pintor e é mais amoroso, adora tocar quando está em casa. Eles têm dois filhos, uma menina e um menino, este não aceita que o pai não tenha se inscrito para o nazismo.
Quem narra o livro é a morte e diz que Hans já escapou dela. Ele estava na guerra com seu amigo e o comandante queria alguém para ficar escrevendo e seu amigo o indicou. Todos morreram. Esse seu amigo era casado e tinha um filho chamado Max. Passaram os anos e ele por ser judeu está sendo perseguido e tem que sair de seu esconderijo. Pede ajuda aos Hubermann. Eles o escondem no porão. Papai pede a Liesel que não conte a ninguém sobre Max, inclusive seu amigo Rudy. Este admirava Jesse Owens e sempre pedia um beijo de Liesel. 

Desenhos dos livros do Max
Desenhos feitos por Max

Ela rouba seu segundo livro, enquanto papai estava distraído, de uma fogueira e a primeira dama a viu. Os tempos estão difíceis e Rosa que passava roupas, começa a perder a clientela. Ela manda Liesel em seu lugar para pegar e entregar as roupas, assim os clientes teriam pena. Liesel começa a ter uma pequena amizade com a primeira dama, que a deixa aos poucos conhecer e folhear os livros. Liesel ganha livros de presente de Natal e aniversário, e é o papai que a ensina escrever. Ela espera que sua mãe responda sua carta, o que nunca aconteceu. Max escreve dois livros para ela, eles são amigos. 
Liesel começa a entender o que é o nazismo. Inicia-se os ataques e eles têm que se esconder no porão. Max vai embora, pois não quer prejudicar os Hubermann. Papai tenta ajudar um judeu que estava indo para o campo de concentração e é açoitado. Hans é chamado para ir à guerra, porém consegue retornar para casa. Liesel vê Max junto com os outros judeus e tenta conversar com ele, mesmo apanhando dos guardas. Os ataques estão chegando cada vez mais perto do bairro deles. Liesel tem raiva da mulher do prefeito porque dispensou os serviços de Rosa e fica com a janela aberta no inverno, para poder sofrer assim como seu filho sofreu quando faleceu de hipotermia. A menina rouba alguns livros dela.


Spoiler


Trechos dos livros feitos por Max
Trechos dos livros feitos por Max

Em uma época, Liesel também rouba frutas com Rudy. Porém o líder do grupo vai embora e o que fica no lugar a ofende. Uma noite Liesel foi continuar sua história no porão. Os ataques vieram e ninguém foi avisado, atingindo o bairro deles. A única sobrevivente do bombardeio é Liesel. Ela vê a mamãe e o papai, vê todos os seus vizinhos embaixo dos escombros. Ela vê Rudy e dá um beijo nele. Pega o instrumento de papai e é levada embora pelos oficiais. Ela foi morar em Sidney, casou-se e teve três filhos. Até que um dia, a morte veio buscá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...