Como gostar de ler

Já vi muita gente perguntando: Como gostar de ler? Eu inclusive já fiz essa pergunta. Para falar a verdade, eu detestava ler. Sério mesmo. E quando a professora pedia para ler em voz alta? Hm... Era um terror. Eu sou uma pessoa muito tímida e quando lia em voz alta, gaguejava até. Eu lia bem, mas quando era só para mim. Mas mesmo assim para que ler? Ficava imaginando como as pessoas conseguem ler tantas palavras, tantas páginas? Como dizia Alice livro na versão inglês, qual é o uso de um livro sem figuras? A única coisa que eu gostava era gibi. E é aí que você deve começar.

Não é que você não goste de ler. Apenas não encontrou seu gosto, o seu gênero literário. Comece por aquilo que você gosta de ler, gibi, resumo de novela... Eu só pegava o jornal para ler piadas e resumos. Comece aos poucos. 
Eu acreditava que gostava de poesias. Quando comecei a ler, só pegava livros assim. Lembro do meu primeiro livro de poesias: A Sombra do Cipreste. Porém eu percebi que não era exatamente isso. Então decidi mudar o gênero. Mas o que ler? Por onde começar? Então andando pela biblioteca eu vi títulos conhecidos, que todos sabiam a história menos eu. Desejava saber a história toda, então comecei a ler clássicos. Romeu e Julieta, Os três mosqueteiros, Robin Hood... A partir daí, eu tomei gosto pela leitura. Hoje já não consigo ficar sem. 

Claro, mas você deve pensar:clássico? Justamente clássicos, que são tão chatos! Calma não é bem assim. Eu comecei lendo com as adaptações para infanto-juvenil, que deixa numa versão de mais fácil compreensão e de menor número de páginas, além das ilustrações. Aliás eu recomendo: se você quer ler clássicos mas não sabe como começar, inicie pelos infanto-juvenis. São bem mais fáceis. Se você gostar da história, daí sim pode ler os textos integrais. Você estará familiarizado com a história e estará preparado para uma linguagem mais rebuscada. Se você começar direto pelo texto na íntegra, pode ser que você não entenda a história por causa da linguagem. Mas é só uma dica. Eu quando comecei, tinha 13 anos e achei mais fácil assim.

O que falta é incentivo. Só comecei a ler mais por causa da escola. No começo eu achava chato. Eu tinha que fazer 4 relatórios por bimestre para ganhar pontuação. Porém eu fui gostando e entregava 4 relatórios por mês! Era a que mais lia na sala. Entretanto, chegou o ensino médio e eu tive de mudar de escola. Quando cheguei na Etec, tinha vergonha de ir na biblioteca, ainda mais que eu não conhecia. Eu perdi quase um ano para descobrir vários títulos interessantes, pois eu acreditava que não havia nada de bom lá. Só no final do ano que fui ler Orgulho e Preconceito, Tristão e Isolda e Os Cavaleiros da Távola Redonda.

Ah mas o segundo ano eu não ia perder. Conforme você empresta e devolve, vê mais livros que antes você não tinha se interessado. Além de descobrir mais livros do mesmo autor. Assim li O Senhor dos Anéis, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia. E no último ano então corri para recuperar o tempo perdido. Li Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e Jogos Vorazes.

Então não se intimide por ler um livro infanto-juvenil ou ler uma saga tardiamente, como no meu caso, o importante é que você está lendo, adquirindo mais conhecimento e se divertindo. Comece por aquilo que você goste, gibi, revista, livro infantil... Isso também para vale para leitura de jornais, comece pelos artigos de esporte ou resumos de novela, para depois ler notícias. Aos poucos você acostuma com a linguagem, fica por dentro do que está acontecendo e melhora ainda mais a escrita.

Bem espero que essas dicas possam te ajudar, pois comigo funcionou. Minha tia que sou viciada em livros e acho que sou mesmo, pois não consigo ficar sem ler. Bem vindo a essa viagem literária!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...