segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Médico e o Monstro

(O Médico e o Monstro)

Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Páginas: 102

Por que um confiável doutor deixaria toda a sua fortuna para um homem de caráter duvidoso? Este é o estranho caso do Dr. Jekyll, no qual o advogado Utterson quer descobrir qual o mistério por detrás dessa história. Este clássico de Robert Louis Stevenson trata sobre o lado bom e o lado ruim do homem, as ações aceitas pela sociedade e os comportamentos repudiados por ela.  


O Médico e o Monstro Versão de 1931
Filme de 1931

O advogado John Utterson do Dr. Henry Jekyll, achou estranho o renomado doutor defender um homem de aparência feia e assustadora. Principalmente quando o doutor lhe  deixa o testamento, entregando tudo ao misterioso homem, em caso de morte ou desaparecimento. 
John Utterson tenta saber mais sobre esse Mr. Hyde, mas não consegue nada com o doutor. Hyde é acusado e fica um tempo longe, o que acalma o advogado. Durante um curto tempo, o Dr. Jekyll fica mais alegre e presente, porém seu estado de saúde só piora. 

O Médico e o Monstro Versão de 1941
Filme de 1941

Então, o doutor começou a se trancar em seu gabinete e ficar durante um tempo lá. Cada vez que se trancava, ficava mais tempo, até que o Henry Jekyll não saiu mais de seu gabinete, recebendo comida do empregado, mas sem o ver. Porém parecia que não era o doutor que estava lá, a voz e os passos eram diferentes. 
Poole, o empregado, vai até o advogado e conta o que está acontecendo na casa. Acredita que Hyde tenha entrado e matado seu patrão e agora se faz passar por ele. Porém quando Utterson e o empregado conseguem entrar no gabinete, encontram Hyde morto. 

Spoiler 


Utterson, Dr. Jekyll e Mr. Hyde
A descoberta

Na carta que o Dr. Henry Jekyll entregou para John Utterson ler depois da sua morte ou desaparecimento, esclarecia que o doutor criou uma fórmula que o transformava em seu eu mais cruel e sombrio. Assim poderia cometer tudo o que é tentador e proibido numa sociedade. No entanto quanto mais tomava a fórmula, mais precisava dela e seu lado perverso se tornava incontrolável. Além de que não conseguia mais obter o principal elemento para compor o antídoto, assim cometendo várias atrocidades. Revela que o Mr. Hyde era o lado sombrio  do Dr. Henry Jekyll.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...