quinta-feira, 19 de março de 2015

O Silmarillion

O Silmarillion

Título: O Silmarillion
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Ano: 2011 / Páginas: 460

Esse livro explica como surgiu a Terra Média e como todos os seres foram criados. O Silmarillion é o começo de tudo, então seria legal iniciar a história por ele. Gente, é sensacional como Tolkien criou todo esse universo! A característica de suas obras é o detalhismo, neste se sobressai a descrição de cada raça da Terra Média e seus nomes em cada língua em cada raça. A leitura é um pouco mais difícil, contendo até um glossário, que muitas vezes o consultei. Mas nem por isso deve-se deixar de ler. 

Eru ou Ilúvatar (como é chamado na Terra Média), através da música, criou os Ainur e lhes propôs temas de música. Os irmãos Manwë e Melkor tinha poderes maiores que os Ainur, porém Melkor queria criar coisas sozinho. Ilúvatar cria Arda (Terra Média e tudo o que ela tem) e os Ainur ficam maravilhados. Eles são divididos em Valar, com os grandes poderes e os Maiar, os seus súditos. Iriam terminar Arda cada um com seus poderes, porém Melkor (Morgoth, na Terra Média) estragava tudo. Tem-se a primeira guerra entre os Valar e Morgoth, e este destrói as luzes de Arda. Fizeram um refúgio e criaram o sol e a lua. Vieram os primogênitos, os elfos. 

Gondolin
Gondolin antes de Morgoth

Os elfos chamavam-se Quendi. Os Valar queriam que os Quendi viessem morar com eles em Aman. São chamados de Eldar aqueles que aceitaram morar em Aman e de Avari, os relutantes. Dos Eldar havia os Vanyar, que ficaram o tempo todo em Aman; os Noldor, que mais arranjaram brigas; e os Teleri, que ficaram por último, sendo que uma parte foi e a outra ficou em Beleriand. Sindar são os elfos cinza e Laiquendi os elfos-verde de Ossiriand. Calaquendi são os elfos que viram as luzes das Silmarils e os Moriquendi os que não viram. 

Um valar quis criar pessoas, assim surgindo os anões. Os homens são os filhos mais novos. Ocorre a segunda guerra entre os Valar e Morgoth, e ele é preso por três eras. Morgoth é libertado e começa a destruir tudo novamente. Beren e Lúthien por amor partem buscar as Silmarils, porém só retornam com uma. As Silmarils são de um valor infinito para os de Aman e ninguém pode recriá-las ou descrever sua beleza, ela contêm as luzes das Árvores, Telperion e Laurelin, de Valinor (terra em Aman). Beren é morto, mas Lúthien consegue fazê-lo voltar. Um elfo da linhagem dos Noldor quer cumprir a promessa de resgatar as Silmarils de Morgoth. Houve muita guerra, intrigas e destruição. 

Beleriand
Mar de Beleriand


Spoiler


O destino das pedras é que uma vai para o céu, outra fica na Terra e outra no mar. Conseguem mandar Morgoth para fora dos confins da Terra. Foi ele quem criou os orcs e outras criaturas, pois aprisionavam seus inimigos e os transformavam. 
Eärendil permitiu que seus filhos escolhessem ser elfos ou homens. Elrond escolheu ser elfo, enquanto Elros, homem.

Morgoth tinha um ajudante chamado Sauron, que também causou muita destruição quando o substituiu. Disseminou a ideia de que Ilúvatar era inimigo e foi ganhando confiança dos homens de Númenor, que se dividiam em três: um reino para Elendil, um para Isildur e outro para Anárion. Sauron transmitiu conhecimentos para os elfos forjarem os anéis de poder. Porém perceberam que todos estes anéis estavam submissos a um anel que Sauron usava e que iria escravizá-los. Outra guerra começa, Sauron desaparece e conseguem pegar o Anel, porém é perdido num rio, durante uma luta com orcs. 

Silmaril no mar
Silmaril no mar

Surge os istari Mithrandir (Gandalf) e Cúrunir (Saruman) para aconselharem e protegerem do retorno de Sauron. No entanto Saruman se corrompe de tanto estudar Sauron e o Anel. 
Há a queda de Númenor e a terceira era que é mais detalhada em O Senhor dos Anéis, em que alguns elfos e meio elfos partem com os Valar.

Continue nesse mundo com O Hobbit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...