sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cândido

Cândido

Título: Cândido
Autor: Voltaire
Editora: Scipione
Ano:2002 /Páginas:134

A narrativa em tom ingênuo ironiza alguns acontecimentos da época, como o terremoto de Lisboa.

Personagens: 
Cândido: otimista;
Cunegundes: amor de Cândido;
Cacambo: criado de Cândido;
Dr. Pangloss.


Cândido e Dr. Pangloss
Cândido e Dr. Pangloss

Cândido, uma pessoa sempre otimista, vivia na casa de um barão e se apaixonou por sua filha Cunegundes. Que nome não? Ao descobrirem, Cândido é expulso. Ele chega na terra dos búlgaros, onde virou soldado numa guerra contra os árabes, foi capturado e açoitado. Anabatista Tiago o acolheu. Encontra Dr. Pangloss como um mendigo e descobre que a família de sua amada está morta. Viajam para Lisboa, porém o navio naufraga sobrevivendo Cândido, Pangloss e um marinheiro. Porém ao chegarem em terra firme, descobre que ela não está tão firme, pois está havendo um tremor e realizam um auto de fé, feita pela Inquisição. Pangloss é enforcado e Cândido açoitado novamente. O otimista é ajudado por uma velha é assim que está no livro, e descobre que Cunegundes foi capturada e vendida para um judeu. Cândido mata o judeu e foge com Cunegundes e a velha. 


Cândido e o irmão de Cunegundes
Cândido golpeia o irmão de Cunegundes

Em Candiz, já sem dinheiro, Cândido se torna capitão de infantaria e pede ajuda a um nobre para se casar. Porém estão sendo perseguidos e é obrigado a se separar das duas. Cândido viaja para vários lugares com seu criado Cacambo nem vou falar nada e no Paraguai encontra o irmão de Cunegundes, que se tornou jesuíta. Porém avança contra Cândido ao descobrir seu interesse de se casar com Cunegundes. Cândido dá um golpe de espada nele e foge novamente. Vários outros acontecimentos ocorrem durante a viagem, como nativos quererem comê-lo. Em El Dorado, já rico, Cândido se separa de Cacambo e é roubado no navio.


Spoiler

Cândido, a velha e Cunegundes
Cândido reencontra a velha e Cunegundes

Cândido contrata o homem mais descontente, e depois adoece. Cândido e Martin procuram Cunegundes e Cacambo. Em Veneza, encontra Paquette, a criada do barão. Partem para Constantinopla para resgatar Cacambo e libertar Cunegundes, que já perdeu seus encantos e era escrava do Rei. Descobre que Pangloss sobreviveu ao enforcamento e que o irmão de Cunegundes também sobreviveu ao golpe, encontrando-os no navio. Reencontram a velha e a moça, e Cândido se casa, sendo obrigado prender seu cunhado devido ser contra o casamento. Paquette mora com eles. Mesmo se casando Cândido continua infeliz, pois sua mulher está rabugenta e foi roubado. Mas conversa com Martin e Pangloss, este sempre tentando ver um lado otimista para todos esses acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...